quarta-feira, 14 de outubro de 2009

16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação

Sabias!

……que no Japão há mais de 28 000 pessoas, sim, não é erro, há mesmo mais de vinte e oito mil pessoas com mais de 100 anos. Porque será?
Será que isso tem algo a ver com o tipo de alimentação deles?
Será que o estilo de vida deles, com prática regular de exercício físico, também é importante?
Sabias que a Ásia, desde que aderiu à moda do fast food (comida rápida), passou de 28 milhões de diabéticos, em 2000, para uma estimativa de 80 milhões em 2025?
Olhando para a roda dos alimentos há algumas coisas que nós podemos e devemos reter para toda a vida, pois podem fazer a diferença entre, sermos mais ou menos saudáveis.
O consumo, de produtos ricos em gorduras, deve se ir reduzindo ao longo da vida. Este é o princípio da adequação (neste caso à idade).
Hoje sabemos que, por exemplo a carne, quando comida em quantidades exageradas, deixa de ser benéfica para ser prejudicial.
O truque está em adequarmos a quantidade dos alimentos à nossa idade, profissão e sexo, isto é, às nossas exigências. É difícil?
Olha que não!
Vais ver que se te aplicares nos estudos, facilmente vais aprender a fazê-lo e assim poderás ajudar a tua família a viver mais tempo e mais feliz. Não achas que, nem que fosse só por isso, já valia a pena andares na Escola e esforçares-te ainda mais?
Infelizmente, as condições de vida das pessoas nos Países pobres e Países ricos, vem-se acentuando cada vez mais e por causa disso, enquanto uns morrem porque não têm que comer, os outros morrem porque comem em demasia.
Eu vou-te deixar alguns conselhos:
- Procura variar sempre o tipo de alimentos que comes;
-Procura consumir sempre alimentos naturais, isto é, que tenham sofrido poucas transformações;
-Mesmo dentro de cada grupo da roda alimentar, varia o mais possível, os alimentos que habitualmente consomes;
-Reduz ao máximo o consumo de açúcar, sal e outros condimentos artificiais;
- Come sempre a sopa, os legumes, as saladas e muita fruta. A fruta tem muitas vitaminas e anti-oxidantes que são substâncias revitalizadoras, protectoras e que inclusive conferem ao organismo defesas contra o cancro.
Resumindo isto num quadro, é assim:Resumindo isto num quadro, é assim:


















Olha que as regras existem e nós devemos conhecê-las bem para de vez em quando as podermos transgredir, isto para te dizer que, apesar de nos devermos esforçar por fazer uma alimentação o mais correcta possível, se de vez em cometermos algum erro alimentar, que seja só de vez em quando e assim a coisa não será grave, pelo menos que tenhamos plena consciência do facto para que depois isso não se tornar um hábito.

Um conselho final:
- Toma o pequeno-almoço como um Rei, almoça como um Príncipe e janta como um pobre; (hoje está provado que um aluno que toma sempre um bom pequeno está mais atento e aprende melhor na Escola!)
Um vídeo sobre distúrbios alimentares...


Texto redigido pelo prof. Gastão Antunes

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...