sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Semana do Combate à Pobreza – 17 a 23 de Outubro

No próximo dia 17 de Outubro inicia-se a Semana do Combate à Pobreza. No Agrupamento de Escolas de Pinhel irão realizar-se diversas atividades relacionadas com este tema.
A biblioteca da Escola Secundária/3 recebeu um livro/manual para professores intitulado “PING - Poverty is not a Game” sobre a pobreza e a descriminação social. Trata-se de um manual sobre o jogo para os alunos do ensino básico e secundário.
No sítio da DGCI foi publicada informação sobre o jogo “PING - Poverty is not a Game”:
O Jogo PING (“Poverty is not a Game") pode ser jogado online ou descarregado a partir deste endereço e é acompanhado por um manual em Língua portuguesa cuja versão impressa será distribuída por todas as Escolas e Agrupamentos de Escolas com 3º ciclo e Ensino Secundário.
O jogo educativo PING resulta da participação da Fundação Calouste Gulbenkian num projecto desenvolvido entre fundações europeias, no âmbito da Network of European Foundations for Innovative Cooperation que a FCG integrou e apoiou.
O jogo pretende funcionar como um ponto de partida para discutir o tema da "Pobreza" e o que significa ser pobre destinando-se sobretudo aos alunos entre o 9º e o 12º ano de escolaridade e podendo ser trabalhado quer nas aulas de Formação Cívica, quer nas de Geografia ou de outra disciplina das áreas sociais ou mesmo utilizado, nas suas versões inglesa, francesa, alemã ou espanhola, numa aula de língua estrangeira.
São objectivos desta iniciativa apoiar os docentes na utilização de jogos educativos, nomeadamente o PING, com potencial ao nível do trabalho no contexto das áreas curriculares não disciplinares e que pretende promover, entre outras, as competências de autonomia e empreendorismo a partir de uma reflexão sobre formas de pobreza nos países desenvolvidos, partilhar boas práticas na utilização educativa de jogos digitais e criar um centro de recursos sobre a utilização educativa de jogos digitais.
(Informação disponível no sitio da DGCI/ERTE, AQUI)
Conheça o Jogo PING aqui.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...