segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Visita de Estudo - 8.º ano

Visita de Estudo - Museu do Caramulo e Interecycling





No dia 12 de Outubro os alunos do 8º e 9ºanos realizaram uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica ao Museu do Caramulo e à Sociedade de Reciclagem, S.A – Interecycling de Tondela.
A saída da escola foi às 8:45 e acompanhados pelos professores Lurdes Ferreira, Miquelina Pessoa, Gastão Antunes, Vitorino Gomes e Cristina Pires fomos em direcção a Santiago de Besteiros (Tondela) onde chegámos, pelas 10:30h. para a visita à Interecycling. Esta, foi fundada em 1999 e foi a 1ª empresa de Reciclagem de Resíduos de Equipamento Eléctrico e Electrónico da Península Ibérica.
Após as boas-vindas e de uma breve apresentação da empresa a guia mostrou-nos um vídeo de sensibilização para a importância da reciclagem de REE e outro sobre as actividades e serviços desenvolvidos na Interecycling. Visitámos numa sala uma exposição de componentes dos equipamentos desmantelados e que vão ser reciclados ou utilizados como matéria-prima nas fábricas para produzir novos produtos. Visitámos também um espaço exterior onde havia pessoas a desmantelar REE´s para depois serem separados os diversos componentes.
Depois, dirigimo-nos para a serra do Caramulo onde almoçámos no parque de merendas. Quando acabámos de almoçar, fomos ver a entrada do museu, onde ficámos bastante impressionados com a colecção de bengalas em exposição. Posteriormente, orientados por uma guia, fomos visitar a colecção de automóveis e motas antigos. Seguidamente vimos a parte artística do museu, que continha bastantes quadros, esculturas, cerâmicas, tapeçarias e móveis. Saímos e dirigimo-nos para outra dependência do museu, onde havia uma exposição enorme de automóveis antigos e também recentes. Vimos também a colecção de brinquedos, sensacional.
Terminada a visita regressámos a Pinhel e chegámos às 17:30.
Concluímos que foi uma visita muito interessante e proveitosa para nós. Aprendemos como é importante reciclar para manter o nosso bem-estar e cuidar do nosso planeta. Foi importante descobrir mais sobre a arte do nosso passado e como aconteceu a evolução dos meios de transporte especialmente do automóvel e motos.
Alunos de E. T. 8º ano
Mais informações e imagens sobre o Museu do Caramulo podem ser vistas AQUI.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...