quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Maria Alberta Menéres - autora do mês de Outubro

Algumas obras existentes na biblioteca da Escola Secundária/3 de Pinhel:

Ulisses
Obra recomendada para educação literária – 6.º ano. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura - 6º Ano de escolaridade - Leitura orientada na Sala de Aula - Grau de dificuldade I.

Sinopse do livro
“Uma aventura fascinante sobre a mitologia grega. Foi Homero, poeta grego, quem contou no seu livro Odisseia as façanhas de Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos os que o conheciam. Muitas e estranhas foram as viagens que fez à volta do mundo de então e de si próprio. A sua fama correu de boca em boca e todos o consideravam como o mais manhoso dos mortais e o mais valente marinheiro. Grande parte da sua vida passou Ulisses navegando de aventura em aventura, por entre Ciclopes e Sereias encantatórias ou tentando libertar-se da misteriosa Feiticeira Circe para regressar à sua fiel Penélope. Diz-se que nesses tempos de antigamente, não houve homem que mais sofresse e mais feliz fosse, do que o espantoso Ulisses.” (Informação disponível no siteda Fnac, aqui: http://www.fnac.pt/Ulisses-Maria-Alberta-Meneres/a62185)
 
À beira do lago dos encantos.
Este livro integra a lista de obras e textos para educação literária - 7.º ano. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura- 7º Ano de escolaridade - Leitura orientada na Sala de Aula - Grau de dificuldade I.

 Sinopse:
Num planeta desconhecido, apenas referenciado por alusões a uma Natureza semelhante à Natureza da Terra e pela existência transparente, incolor, impalpável de  equipamentos e objectos  quotidianos,  surge-nos Ele e Ela, dois jovens, em confronto  com a  vida,  com o Sonho, com o Conhecimento.
Também transparentes, mas "por dentro", eles revelam-se abertos à invenção, procurando encontrar significados para as palavras que vão descobrindo numa memória surpreendente e inexplicável. Portadores de um saber inesperado, olham os Pais, um Pai e uma Mãe empenhados nas tarefas insignificantes do quotidiano, e querem, como dizem, ajudá-los a crescer e também a  aprender a  inventar  as  coisas  que  sabem que  existem mas que não conhecem. (…) (Informação disponível AQUI: http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115152010600/nova/biblioteca/contador/literatura/M%C2%AA%20Alberta%20Meneres_%C3%80%20Beira%20do%20Lago%20dos%20Encantos.pdf)

Apresentação em PowerPoint disponível na Internet sobre o livro ULISSES, de Maria Alberta Menéres:

Textos e recursos no blog do nosso Agrupamento sobre a escritora Maria Alberta Menéres, aqui (CLIQUE AQUI).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...