quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

António Alves Redol- autor do mês

Autor de uma vasta obra, Alves Redol publicou contos, romances, teatro e histórias para a infância, sendo uma figura central do neorrealismo português.
Filho de um pequeno comerciante ribatejano, desenvolveu em Lisboa várias atividades profissionais, após uma passagem por Angola, onde conheceu a pobreza e o desemprego. Militante do partido comunista e empenhado na resistência ao regime de Salazar, assumiu a literatura como forma de intervenção social. Destacou-se, sobretudo, como romancista e dramaturgo.

Em 1936 inicia a sua atividade literária, como colaborador num semanário, onde escreve crónicas e contos ribatejanos. O seu primeiro romance – Gaibéus - data de 1939 e revela o conhecimento profundo dos problemas sociais, adquirido pela experiência vivida junto do povo. É considerado um dos textos literários fundadores da narrativa neorrealista e segundo o autor "não pretende ficar na literatura como obra de arte. Quer ser, antes de tudo, um documentário humano fixado no Ribatejo. Depois disso será o que os outros entenderem.”

Alves Redol by luisvilhena on GoAnimate

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...