segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Virgínia Woolf – autora do mês de fevereiro

Virgínia Woolf

Escritora inglesa nascida a 25 de janeiro de 1882, no seio de uma família da alta sociedade londrina, e falecida a 28 de março de 1941.
Leia na “InfopédiaAQUI uma biografia desta escritora inglesa. 

Não há barreira, fechadura ou ferrolho que possas impor à liberdade da minha mente.” 
 (Virgínia Woolf)
Livro disponível na biblioteca EB2 de Pinhel

A obra A Viúva e o Papagaio, de Virgínia Woolf, faz parte da lista de obras do Plano Nacional de Leitura e integra as Metas Curriculares para o 5º ano de escolaridade.

Imprevisível, divertido e inteligente, este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. "Não está ninguém em casa!", "Não está ninguém em casa!" é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição…


Livro disponível na Biblioteca Municipal de Pinhel

Orlando (1928) é uma obra de Virginia Woolf que foi adaptada para cinema, em 1992, por Sally Potter.
«Orlando» leva-nos numa viagem onírica através dos séculos, marcada pela identidade sexual que muda de homem para mulher de acordo com suas intenções, assimilando tendências de cada tempo. Tilda Swinton interpreta a figura andrógina de Orlando, que vive durante quatrocentos anos, entre 1600, durante o reinado de Elizabete I até ao século XX.
O filme pode ser visto AQUIhttps://www.youtube.com/watch?v=WlxhRN4mMWo

Livro disponível na biblioteca da escola Secundária/3  de Pinhel
"As Ondas é considerado o melhor e o mais radical romance de Virginia Woolf – um desses raros escritores que nasceu no «instante em que uma estrela se pôs a pensar». 
Marguerite Yourcenar, sua tradutora francesa, descreveu assim este romance: «As Ondas é um livro com seis personagens, ou melhor seis instrumentos musicais, pois consiste unicamente em monólogos interiores, cujas curvas se sucedem e entrecruzam com uma segurança que lembra A Arte da Fuga de Bach." (continue a ler a sinopse aqui, na Wook).


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...