terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Exposição de trabalhos de História e Geografia de Portugal

Na Escola Básica do 2º Ciclo está patente à comunidade educativa uma exposição de trabalhos, feitos pelos alunos do 5º ano, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.
Os trabalhos, com uma parte teórica e uma parte prática, mostram a realidade da nossa localidade/região, desde os primeiros povos vindos à Península Ibérica até ao tempo dos castelos e dos pelourinhos, na época medieval.
Sobre um dos trabalhos, que se refere à presença árabe no nosso concelho, apresentamos um extrato da pesquisa dos alunos Sofia Víveros e Hugo Saraiva:
“SAFURDÃO – É forte convicção que esta povoação já teve outro topónimo de aplicação anterior, que se julga ter sido ZAFAR (origem árabe). Mais tarde terá sido denominada “Aldea(m) de Zafurdom (Zafar: âtum)”, tendo evoluído até ZAFURDÃO e por fim SAFURDÃO, como é hoje conhecida.”
Sobre o pelourinho de Pinhel e seu concelho, a Maria João Coelho e a Moriana Passos, trouxeram o seguinte legado:
“O pelourinho simboliza a autoridade e autonomia dos concelhos (terras dadas ao povo) medievais. “A qualidade de cada pelourinho tinha a ver com a riqueza do concelho e habilidade de alguns pedreiros.” (Dr. Laurindo Saraiva). Os primeiros pelourinhos de pedra datam do século XII, aquando da entrega dos primeiros forais, documentos que criavam os concelhos.
O pelourinho de Pinhel é constituído por três partes: base, fuste e gaiola. A base é constituída por cinco degraus; o fuste é uma coluna otogonal ; a gaiola tem oito pequenas colunas, decoradas com uma corda e flores.

            O atual pelourinho de Pinhel data de 1510, altura em que o rei D. Manuel I deu novo foral a Pinhel. Outro mais simples, e no interior da muralha, existiu desde a época dos primeiros forais dados à, então, vila de Pinhel.” 
Prof. Carminda Machado

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...