terça-feira, 15 de março de 2016

Apresentação do livro e Oficina de Escrita Criativa - Semana da Leitura 2016


No âmbito da 10.ª Semana da Leitura, tivemos, no dia 14 de março, uma sessão de apresentação do livro “Um Mistério na Quinta da Ribeira Azul” e uma Oficina de Escrita Criativa dinamizada pelo escritor Ivo Rocha da Silva, para os alunos do 7.º ano de escolaridade.
Nesta sessão esteve presente o Sr. Diretor do Agrupamento, que explicou a importância das atividades de leitura e o contacto dos nossos alunos com os escritores para uma boa aprendizagem e sucesso escolar. Os alunos foram acompanhados pelos docentes Isabel Domingues, Fátima Caramelo, Fátima Henriques e Margarida Abadesso que, gentilmente, cederam as suas aulas.
Expressamos os nossos agradecimentos ao autor, pela magnífica Oficina de Escrita Criativa e apresentação do livro, ao Sr. Diretor e à direção do Agrupamento pela sua disponibilidade para apoiar as iniciativas das bibliotecas escolares, aos alunos que mostraram interesse e empenho e aos docentes que os acompanharam.

Sobre o livro (sinopse)…

 “O Clube do Livro dos Mistérios” é uma colecção de obras literárias do género mistério infanto-juvenil que oferece uma novidade: desafia os leitores a exporem as suas conclusões antes da revelação final da trama.
Na visita à Quinta da Ribeira Azul, um grupo de jovens encontra um livro arcaico na cave de um curioso edifício em forma de farol. “O Clube do Livro dos Mistérios”, título que consta na capa, foi passando de geração em geração, de mãos em mãos, enquanto jovens aventureiros registavam os enigmas com os quais se deparavam. Além de estimular a leitura, pretende-se, com esta colecção, despertar a capacidade de raciocínio, convidando os jovens leitores a exporem as suas conclusões antes do final da trama. Além do enigma, o leitor irá deparar-se com referências históricas, mitos e lendas do nosso país, que contribuirão para o desenvolvimento do nível educacional e para o acréscimo do conhecimento geral (…).”

“A Quinta da Ribeira Azul prometia ser um local tranquilo e soberbo para o pai do Manel, que procurava inspiração para o seu novo romance. O que não estava nos seus planos? O misterioso assalto que ocorreria durante a sua estada. Quem também não contava com isso era o Manel, filho mais novo do escritor Francisco Bacelar. Munido de um excelente poder de observação, o rapaz vai arrastar irmãos e vizinhos para uma investigação fantástica. Tómi, Bia, Vera, Fred e o incomparável Faísca, um porquinho-da-índia esperto e despachado, vão juntar-se a Manel e ao sábio e divertido avô Joaquim na resolução do misterioso caso da Quinta da Ribeira Azul. Jamais imaginariam, na véspera da viagem, que encontrariam um livro repleto de enigmas e regressariam a casa como o mais recente grupo do Clube do Livro dos Mistérios!”

Sobre o autor…
“Ivo Rocha da Silva é escritor, estudante de Comunicação na Universidade da Beira Interior, co-fundador e presidente da BRID.JE – Junior Enterprise, e co-fundador e director adjunto do Jornal de Belmonte. Está a concluir o certificado internacional em Coaching e colabora com várias publicações periódicas, enquanto cronista.
Publicou "Um mistério na Quinta da Ribeira Azul" (2015; Alfarroba Edições) – um volume da colecção infanto-juvenil "O Clube do Livro dos Mistérios” – e o romance "Anjos que tombam do céu" (2015; Alfarroba Edições).
Informação disponível no folheto do autor“ APRESENTAÇÃO DE OBRA LITERÁRIA & OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA “IDEIAS E ESCRITA CRIATIVA – NÍVEL 1”




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...