quarta-feira, 15 de junho de 2016

Concurso “Literacia 3D”


LITERACIA 3D é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência.
Este desafio pelo conhecimento decorreu durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional –, com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.
Neste 1.º ano do concurso, alguns alunos do 6.º ano (leitura), 7.º ano (matemática) e 8.º ano (ciências) da nossa Escola, foram desafiados a participarem neste projecto. Na 1.ª fase, que decorreu na nossa Escola, foi seleccionado, para cada uma das áreas o(a) aluno(a) com melhor pontuação. Passámos depois à fase distrital, no dia 3 de Março, realizada na Escola Secundária da Sé, tendo a prova servido para encontrar o representante distrital.
Na sexta-feira, dia 3 de junho, os representantes distritais apurados encontraram-se em Lisboa, na Escola Secundária António Damásio, para se achar o vencedor nacional.
O nosso Agrupamento representou o distrito da Guarda na final de ciências, pelo aluno do 8.ºB, Tomás Saraiva, onde se confrontou com os outros 10 representantes distritais. A prova de ciências foi aquela em que se verificaram os resultados mais altos. A vencedora nacional obteve a extraordinária pontuação de 99%.
Só pelo facto de ter aceitado o desafio, se ter empenhado e ter chegado, num lote de 11 alunos, à grande final de ciências, o Tomás merece da nossa parte admiração e gratidão e é um dos 11 vencedores nacionais da prova de ciências. A atitude, a competência e o à vontade, reveladas na entrevista ao canal da RTP2, passada no programa Zig Zag de 11 de Junho, abrilhantou ainda mais a sua presença neste evento.
Esperamos que o seu exemplo seja seguido, nos próximos anos, neste e noutras competições escolares, para também na educação representarmos condignamente a comunidade de Pinhel, “porque mais triste do que querer e não poder, é poder e não querer”, não querer sequer tentar, não nos disponibilizarmos para hoje, darmos o melhor de nós em representação da Escola, amanhã o melhor de nós em representação da nossa família, cidade ou mesmo País.
Acreditando na disponibilidade, como primeira condição, o empenho, o esforço e a crença, são condições imprescindíveis para conseguirmos atingir resultados dignos em qualquer actividade.
Para o ano lectivo de 2016/2017, outros desafios serão colocados aos alunos, tendo como certo que a primeira condição, para uma participação honrosa, será a disponibilidade para aceitar os desafios e com empenho total no dia a dia escolar, procurarmos testar as nossas capacidades e ultrapassar desafios, condição sine qua non, para se obter competências que vos permitirão ultrapassar esses e todos os outros desafios que a vida futuramente vos colocará, porque o que nos faz crescer, a todos, são as dificuldades e os desafios, com vitórias e derrotas, que vamos encontrando e empenhadamente superando.
Tal como o ditado Chinês que diz  “…se encontrares um homem com fome, …não lhe dês um peixe… ensina-o antes a pescar”, preconiza a importância das competências, em detrimento do sucesso fácil, inócuo e/ou gratuito, nós na escola, procuramos que todos os alunos desenvolvam competências para que, cada um à sua maneira, vá “pescando/construindo” no presente, um futuro de sucesso para a sua vida. Justifica-se assim o que habitualmente dizemos aos nossos alunos, a nossa missão de Professor, é criar-vos dificuldades/desafios, e auxiliarmos-vos a superá-las.
Termino, relembrando o que a Coordenadora Científica do Concurso Literacia 3D, Glória Ramalho, disse a propósito deste:
«Este concurso é um apelo ao conhecimento e nesse apelo há uma procura de excelência dos alunos consigo próprios, não só para ganharem mas também para se confrontarem com o desafio.»
Porque só no desafio, nós podemos desenvolver e testar as nossas capacidades. E porque o dia-a-dia da vida será certamente, para cada um de nós, sempre um grande desafio. Felizmente, de vez em quando, há desafios em que cabe a cada um decidir se os aceita, e nesse caso só o empenho total é suficiente para que a nossa participação nos dignifique.
Foi o caso do nosso aluno, Tomás Saraiva, que com a sua honrosa participação se dignificou, dignificando a sua Escola, a sua Família, a sua Cidade.
A nós, cumpre-nos dizer ao Tomás, parabéns e obrigado.

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