quarta-feira, 8 de junho de 2016

Exposição de Fotografia de André Delhaye



“Cinco dias no Pezinho” é o título da exposição - comemorativa do Dia Internacional da Criança – que pode ser visitada na galeria de arte AADE em Pinhel de 1 de junho a 11 de julho.
Organizada por Grupo de Educação Especial e Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas de Pinhel, Município de Pinhel e Núcleo Familiar da Quinta do Pezinho da Obra de Nossa Senhora das Candeias, contou com a cooperação da Galeria de Arte AADE o do Movimento Poético.
O Núcleo Familiar da Quinta do Pezinho, em Pinhel, pertence à Obra de Nossa Senhora das Candeias. É constituído por uma dúzia de Pessoas, sobretudo rapazes que aí vivem desde crianças, com algumas limitações e capacidades surpreendentes.
O Agrupamento de Escolas de Pinhel tem uma parceria com a Quinta do Pezinho, onde um aluno com necessidades educativas especiais desenvolve o seu currículo específico individual.
    André Delhaye, como pessoa e artista otimista e inclusivo, aceitou o nosso convite; integrando-se no grupo por alguns dias e colhendo imagens, de modo a transmitir-nos a sua visão de atividades da vida diária e agrícolas, apresentou-nos vivências através de algumas fotografias a preto e branco.
Nascido e crescido no Porto, as (questionáveis?) opções académicas tomadas ditaram um futuro tão incerto como fascinante: o curso superior de cinema abriu as portas à profissão de fotógrafo, enquanto a licenciatura em filosofia iniciou um roteiro pela Europa, tendo vivido em Espanha, Inglaterra, França e Irlanda.
Espanha viu-o tirar as primeiras fotografias, mas foi em Inglaterra que desenvolveu e aprofundou técnica e conhecimentos.
O desejo de contar histórias com imagens trouxe-o até Pinhel. O projeto "Cinco dias no Pezinho" foi a realização de um sonho e começo de outro: materializou-se uma ideia antiga de explorar o conceito clássico de reportagem e, simultaneamente, criar a necessidade de prosseguir esse caminho.
As vidas vão-se des/envolvendo, mas a história está ainda por acontecer.

Manuel Neves

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...