segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Visita de estudo a Almeida

 

No dia 6 de janeiro, os alunos do 6º ano do AEPinhel realizaram uma visita de estudo a Almeida.
A visita foi organizada pelos professores de História e Geografia de Portugal e integrou-se nas atividades curriculares referentes às Invasões Francesas e às Lutas Liberais. Aos alunos foi devidamente explicada, pelas técnicas do Centro de Turismo de Almeida, a estrutura das muralhas - uma estrela, dotada de seis pontas interiores, os baluartes, e seis pontas exteriores, os revelins - bem como a importância desta vila fronteiriça em vários períodos da História de Portugal.
Assim, a visita foi iniciada no posto de Turismo, onde foi distribuído um guião sobre esta bonita vila portuguesa. Seguidamente, os participantes – alunos e professores – visitaram a sala de armas, o CEAMA (Centro de Estudos de Arquitetura Militar), o Picadeiro D’El-Rei, antigo quartel de destacamento de artilharia, e as Casamatas, tratando-se de 20 casas subterrâneas que serviam de proteção à população em tempo de guerra, tendo também servido para alojar a infantaria e por isso, igualmente, designadas de quarteis velhos. Aqui, entraram nas “Brincadeiras de Ontem e Hoje” e construíram um pequeno soldado em goma eva. Pelo caminho, tempo ainda para apreciar o centro histórico onde edifícios como o quartel de Infantaria, a Câmara Municipal e o tribunal sobressaíram.
Foi uma manhã bem passada. Parabéns aos guias do Turismo Municipal de Almeida pelo seu trabalho. Os nossos agradecimentos à Direção do AEPinhel e à Câmara Municipal por garantiram o transporte. Os alunos fizeram uma avaliação muito positiva da visita.
Prof. Carminda Monteiro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...