quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Maratona de Cartas 2017, da Amnistia Internacional

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos
Mais uma vez o Agrupamento de Escolas de Pinhel, através das bibliotecas escolares (e com o apoio do Departamento de Ciências Sociais), aderiu à iniciativa “Maratona de Cartas”, da Amnistia Internacional, considerado o maior evento de direitos humanos a nível mundial. Até ao dia 15 de janeiro a Maratona chegará a mais de 150 países, tornando-se num dos maiores eventos de ativismo a nível global!
A campanha da Amnistia Internacional “Maratona de Cartas” consiste na assinatura de petições a favor de vários defensores dos direitos humanos, selecionados pela Amnistia, que se encontram em risco. Atualmente, estes defensores arriscam a sua segurança para defender os direitos de outros. Defendem liberdades, desafiam as injustiças e lutam para garantir que todos são tratados de forma justa. Agora precisam de todos nós.
 Como nos anos anteriores, as cartas e as petições assinadas são enviadas para as respetivas autoridades e entidades competentes em cada caso como forma de pressionar os governos para que seja tomada uma ação imediata em defesa dos direitos humanos e de quem os defende.
Em 2016 a Amnistia Internacional bateu os recordes nacionais e internacionais: de Portugal foram enviadas mais de 265 000 cartas, que contribuíram para um envio de mais de 4 milhões e 500 mil cartas a nível internacional!
As bibliotecas escolares do nosso Agrupamento convidam todos os docentes, pessoal não docente, alunos e pais e encarregados de educação a participar neste evento. A participação na Maratona de Cartas não tem quaisquer custos e todas as pessoas, de todas as idades, podem participar.
Para participar basta dirigir-se à biblioteca da Escola Secundária com 3.º ciclo e assinar o abaixo-assinado. Em alternativa podem participar assinando as petições online, através da página da Internet da Amnistia Internacional: www.amnistia.pt/euassino (OU CLIQUE AQUI).
Participe!

(Fonte: Amnistia Internacional in http://www.amnistia.pt/euassino/)
Um dos casos em destaque na Maratona de Cartas 2017 é o dos “Os 11 de Istambul – Defensores de Direitos Humanos na Turquia”. Estes homens e mulheres estão presos por defenderem os direitos humanos.
Neste preciso momento encontram-se em perigo 11 pessoas que dedicaram a sua vida a defender os direitos humanos de jornalistas, ativistas e outras vozes críticas na Turquia. Entre esses 11 DDH encontram-se Taner Kılıç e İdil Eser, da Amnistia Internacional na Turquia, e Özlem Dalkıran da Avaaz e da Citizens’ Assembly. Conhecidos como os 10 de Istambul, em conjunto com Taner Kılıç, Presidente da Amnistia Internacional na Turquia, todos se encontram sob investigação de crimes relacionados com terrorismo – uma tentativa ridícula de travar o seu ativismo em direitos humanos. Podem enfrentar até 15 anos de prisão.
 (Fonte: Amnistia Internacional in http://www.amnistia.pt/euassino/)
Veja os restantes casos na página da Internet da Amnistia Internacional: www.amnistia.pt/euassino (OU CLIQUE AQUI).


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...